O Cortiço

A obra “O Cortiço” é de suma importância para o naturalismo no Brasil. Escrito por Aluísio Azevedo e publicado no ano de 1890, este romance tem como base as duras condições de vida a que os personagens estão sujeitos. Uma obra muito célebre, ela continua tendo relevância atualmente, já que mostra os desequilíbrios e contrastes sociais que convivem no mesmo espaço urbano. A desigualdade social é um tema muito explorado, o qual é reforçado por meio das diferenças sociais e históricas dos indivíduos envolvidos. Trata-se, portanto, de um retrato revelador da sociedade brasileira em meados do século XIX. A obra é composta de 23 capítulos, sendo narrada em terceira pessoa, com narrador onisciente, o qual possui conhecimento de tudo, seja os sentimentos dos personagens, seus pensamentos, seus planos, da forma como propunha o movimento naturalista. Julgando e tentando comprovar, como se fosse um cientista, as influências do meio, da raça e do momento histórico sob a obra. O tempo decorre de maneira linear, com a história possuindo início, meio e fim, ocorrendo no espaço do cortiço e no sobrado.

João Romão

Dono do cortiço, da taverna e da pedreira. Ele é um português capitalista que veio para o Brasil com o intuito de enriquecer de modo exacerbado, portanto, representa o capitalista explorador. Pelo enriquecimento e para tal ele explora os empregados e é capaz de tudo para atingir seus objetivos. Bertoleza, sua amante, ajuda-o trabalhando sem descanso.

Bertoleza

Bertoleza é uma escrava e tem como atividade a de ser quitandeira. Após ser traída por Romão, a escrava comete suicídio; dentro da narrativa é a representante da casta negra escravizada no Brasil no século XIX.

Miranda

E ao lado do cortiço aparece o sobrado aristocrático, em que vive o burguês Miranda, comerciante de tecidos, casado com Estela e que vive ao lado do cortiço. Invejoso, ganancioso, rico, esperto, oportunista, não era feliz no casamento, entretanto, continuou casado pois dependia do dinheiro de sua esposa.

Estela

Estela é esposa de Miranda e Mãe de Zulmira, ela jura que Miranda é o pai. Sendo adultera e presunçosa traía seu marido, que não se separava dela por querer manter sua postura perante a sociedade.

Zulmira

Zulmira é filha de Estela e Miranda, casa-se com João Romão dono do cortiço, que busca ascensão social através do casamento. Zulmira vivia para satisfazer a vontade do pai. Leia o trecho da narrativa: “….pálida, magrinha, com pequeninas manchas roxas nas mucosas do nariz, das pálpebras e dos lábios (….) olhos grandes, negros, vivos e maliciosos.

Jerônimo

Jerônimo é um português que administra e trabalha como “cavouqueiro” na pedreira de João Romão. Passou a morar no cortiço e foi bem reconhecido após mostra ser um personagem bastante trabalhador, honesto e sereno. Era casado com Piedade de Deus e tinha uma filha. Porém seu comportamento muda quando ele começa a se envolver com Rita Baianinha, abandona seu trabalho e sua família para ficar com ela. Além disso, Jerônimo assassina Firmo, por causa de seu envolvimento anterior com Rita. Jerônimo era respeitado por todos, porém se tornou preguiçoso e festeiro, essa transição é considerada um abandono seus traços portugueses e apropriação das características de um brasileiro legítimo.

Rita Baiana

Rita Baiana é vista como um estereótipo da mulher brasileira, ela é vista como uma personagem: alegre, bonita, sensual, atraente, sociável, gosta de pagodes, danças, bebidas, e de estar com os amigos. Rita não é vista como vilã; muito pelo contrário é vista como amiga da maioria, e como o próprio nome já diz ela é da Bahia. Rita é uma personagem “anáfora”, ou seja só é realmente entendida ao desenrolar do conflito em sua relação com outros personagens, ela é vista como um ‘objeto de desejo’(por Firmo e Jerônimo).

Piedade

Piedade era casada com Jerônimo juntos tiveram uma filha; Piedade representa uma mulher europeia; Foi traída pelo seu marido com Rita Baiana; Após a traição entregou-se ao alcoolismo.

Firmo

Firmo é um capoeirista delgado e ágil, representante da malandragem carioca, que usava sempre um chapéu de palha. Ele era apaixonado por Rita Baiana, com quem chegou a viver um romance passageiro e foi assassinado por Jerônimo.

Pombinha

Moça bonita, discreta e educada, que depende de sua primeira menstruação para se casar, depois de uma relação com a prostituta Léonie ela tem sua primeira menstruação e se casa com João da Costa. No fim de dois anos de casório, Pombinha abandona o marido e assume completamente a sua vida, se tornando prostituta ao lado de Léonie. Da mesma forma como Léonie um dia a tomou por afilhada, pensando no dia em que os homens a julgariam velha, Pombinha põe-se a cuidar da filha de Jerônimo.

Libório

Velho pão-duro que esmolava entre os outros moradores do Cortiço, mas que possuía uma fortuna escondida, da qual Romão irá se apoderar depois da morte de Libório no segundo incêndio provocado pela Bruxa (Paula).

A Narrativa

O livro começa contando sobre João Romão, um português que veio para o Brasil e passou a trabalhar como funcionário de uma venda na região de Botafogo, no Rio de Janeiro. Depois de um tempo trabalhando no estabelecimento resolveu investir sua renda em si próprio, trabalhava a cada dia em busca de mais dinheiro. Durante esse tempo acabou conhecendo Bertoleza, uma negra que era escrava e que a partir dali se tornou amiga de João e começara a trabalhar ao lado dele, passando a dividir até o local em que dormiam. As coisas para João só melhoravam, ele estava conseguindo comprar terrenos ali perto de sua venda, e os negócios foram crescendo. A partir daí então se desenvolveu o Cortiço de São Romão, que só crescia e um comerciante português, chamado Miranda, que tinha uma casa ao lado da venda do João Romão e desde então os dois não se gostaram. Até então este tinha inveja de João Romão, por ele não ter que se preocupar em sustentar sua esposa(Estela) e sua filha(Zulmira). Então temos o aparecimento de Jerônimo, um português que veio para o Brasil junto com a mulher e sua filha, que vai de encontro com o dono do cortiço desejando um trabalho na pedreira de João Romão e depois de muita insistência João decide que Jerônimo será gerente da sua pedreira (que ficava atrás do cortiço). Jerônimo: Um homem íntegro que passou a ser muito bem visto pelos moradores do cortiço é que no fim do dia ficava em sua porta pensando e trazendo a tona lembranças de quando morava em Portugal.

Em dias de domingo no cortiço os moradores costumavam passear e descansar, em um certo momento Rita Baiana, uma mulata que não aparecia a muito tempo no cortiço, deu as caras por lá e deixou todos muito alegres e contentes com a chegada da moça. Na noite daquele domingo duas festas iriam ser feitas duas festas e uma delas era de Rita Baiana que receberia Firmo(amante de Rita) e com isso os moradores do cortiço ficaram ansiosos por aquelas duas festas e ajudavam nos preparativos. Ambas as festas se iniciaram no fim da tarde daquele dia. A festa de Rita ficava ao lado da outra festa que foi organizada por Ana das Dores(filha de uma das lavadeiras do cortiço).As pessoas dançavam e se divertiam e durante as reuniões, Jerônimo que estava na porta da sua casa acabou gostando de uma música e se aproximou para assistir. Nesse intervalo de tempo acabou então se encantando por Rita, após ver a mesma solta e alegre durante a festa e seguiu encarando Rita Baiana.

No dia seguinte, Jerônimo, amanhece com resfriado, sua mulher tenta ajudar mas ele recusa ajuda até que Rita aparece e se oferece a ajudá-lo a curar o resfriado e logo ele fica contente com a atitude da moça, sua esposa percebeu um comportamento diferente e desconfiou da intimidade que estava nascendo entre aqueles dois. Naquele dia, acontece um novo conflito. Leocádia é pega pelo marido, Bruno, com Henrique no matagal atrás do cortiço. Henrique prometeu a ela um coelho se ela fizesse sexo com ele, no meio da ocasião Bruno vê eles. Henrique logo fugiu e o casal começou a brigar, o homem até tentou bater nela, mas ela pega uma pedra; no fim ele volta ao cortiço contando para todos o que havia acontecido. Bruno se revolta e começa a jogar os pertences de Leocádia da janela da casa deles. Depois de ter feito isso saiu dali e logo depois apareceu a Leocádia que também começou a jogar para fora da casa os pertences do Bruno. No fim Bruno voltou pra casa para discutir com ela enquanto os moradores do cortiço observavam e se intrometiam. Ele se decidido que Leocádia iria embora. Rita Baiana a ajudou a encontrar um lugar para ficar.

Jerônimo já estava melhor, e aconteceram mudança no seu comportamento depois de se apaixonar por Rita; ele estava mais relaxado no trabalho deixando de ser um exemplo, tentou aprender algumas coisas brasileiras como dança, música, comida e etc; dona Piedade, a sua mulher, se via desesperada e não reconhecia o seu marido, pediu ajuda a Bruxa com as suas mandingas. Também acontece um novo escândalo que toma lugar nas fofocas dos moradores do cortiço. Florinda, que até então era virgem filha de Marciana, fica grávida do caixeiro da venda do João Romão, o Domingos. Todas as lavadeiras no cortiço vão tirar satisfação com ele, mas ele consegue com a ajuda de João se livrar delas prometendo “falsamente” ajudar a Marciana e sua filha e também ajudando Domingos a fugir. Naquele mesmo dia ao anoitecer uma moça chamada Léonie aparece no cortiço, uma prostituta que conseguiu muito dinheiro, que se vestia bem e tinha uma boa casa. No cortiço ela foi recebida com um respeito de gente famosa e rica pelos moradores; foram até lá para levar a sua afilhada Juju (filha de Augusta e Alexandre) para ver os pais. Passaram algum tempo lá e antes de ir embora pediu que Pombinha fosse visita la com a mãe.

Marciana foi procurar por João no outro dia que avia lhe prometido ajuda, mas ele se faz de desentendido, fingindo que não havia dito nada. Florinda chorando por conta dessa complicação acaba deixando a sua mãe, Marciana, estressada, marciana tenta bater na filha novamente mas ela reage e em seguida foge de casa; A mãe Marciana fica totalmente desolada e é expulsa do cortiço pelo João Romão que vive dois dias de cão, por desejar e invejar o fato do Miranda ter se tornado barão e viver uma vida regada de luxos e coisas boas. Na festa de um outro domingo Jerônimo dá em cima de Rita Baiana e Firmo fica com raiva e parte pra briga. Os dois brigam por um tempo e termina que Firmo enfia uma faca na barriga de Jerônimo. Devido a toda essa bagunça a polícia vai até o cortiço, mas os moradores lutam juntos contra a entrada dos policias nas dependências do cortiço. Até que no fim do capítulo, a caso número 12 começa a pegar fogo e os moradores se veem perdidos para proteger o que é seu enquanto a polícia, que sofre uma resistência pesada no início, aproveita o caso e invade o cortiço. Uma tempestade começa.

Foi a Bruxa que tentou incendiar o cortiço em um ataque de loucura, mas o fogo foi apagado pelos moradores e pela tempestade. Outros estragos foram deixados pelos policiais que invadiram as casas e quebraram tudo o que viam no caminho. No dia seguinte João Romão foi com alguns moradores do cortiço até delegacia, o delegado não fez nada sobre o caso. Pombinha acorda indisposta e é contado o dia anterior que ela havia passado com a mãe na casa da prostituta Léonie, lá enquanto a mãe dormia num quarto separado, a Léonie tentou a todo custo, ter relações sexuais com Pombinha que recusou, mas cedendo um pouco a certo ponto. Pombinha, no dia seguinte ela acordou indisposta, dorme e sonha com uma representação envolvendo a natureza, em que ela finalmente tem a sua primeira menstruação (já com 18 anos). Quando acorda sente que finalmente saiu da puberdade para se tornar mulher.

Pombinha foi direto pra casa contar para sua mãe da novidade, e então D. Isabel comemora a vinda da primeira menstruação da filha e espalha para todo o cortiço. Todos comemoram. A mãe da Pombinha foi logo adiantar o casamento entre ela e João Costa.

Em um certo dia, Bruno vai até Pombinha e pede a ela que faça uma carta à Leocádia, durante esse processo Bruno sofre pela perda da mulher e Pombinha nota como o homem se submete em uma hora ou outra, aos encantos femininos. Pombinha com esse pensamento percebe que não vai ser feliz ao lado do Costa, porque chegaria uma hora que ele estaria na mesma posição que Bruno, sofrendo e se lamentando pela mulher. Mas apesar de tudo isso, ela se casa e no dia do casamento sai do cortiço de baixo de despedidas e alegre de amigos.

O capítulo XIII se inicia contando os acontecimentos pós o casamento de Pombinha e também sobre a construção de um novo cortiço chamado “Cabeça de gato” próximo ao cortiço principal da história. Foi criada uma rivalidade entre os moradores dos cortiços, para João Romão aquele novo cortiço poderia ser uma ameaça aos seus negócios. Após três meses, João percebeu, que o novo cortiço não afetaria a sua vida, então resolveu deixar aquele assunto para trás. O capítulo se segue contando como a vida de João Romão estava mudando, vivia agora em busca de uma vida mais luxuosa, com novas roupas, novas ideias e novos hábitos, ele até começou a frequentar o teatro, deixando o homem rústico que já foi, para trás. Até que Botelho, o velho amigo do Miranda, foi ter uma conversa com João, lhe dando a ideia de que ele investisse em casar se com Zulmira, filha do Miranda. Botelho prometeu então, por uma certa quantia, que ele ajudaria João; alguns dias depois o próprio Miranda convidou ele para ir a sua casa para um almoço, lá João se mostrou atrapalhado nos modos e se sentiu quase arrependido por ter ido. Quando, no fim do jantar, satisfeito em ter ido na casa de Miranda, João volta pra casa, encontra Bertoleza deitada na cama e começa a pensar em o que ele faria para se livrar dela e se casar com Zulmira; o capítulo termina com ele tendo a ideia de que seria muito conveniente se a Bertoleza morresse.

O tempo passava. Firmo encontrava Rita Baiana às escondidas, ela sempre calada e apressada. Até que um dia ele marcou de se encontrar no esconderijo de sempre e ela na apareceu ao encontro. Revoltado, Firmo foi beber e descobriu que o Jerônimo ganhou alta, já quase bem recuperado da facada que tinha levado, naquele exato dia, percebeu então que Rita havia deixado de ir a ele por causa do cavouqueiro. Decidiu então botar fim, dessa vez de fato, a vida de Jerônimo. Jerônimo voltou ao cortiço ainda fraco, mas não tão fraco para ver Rita. Piedade, sua mulher, ainda remói em silêncio sua tristeza. Ele também marcou de se encontra com alguns colegas. O motivo do encontro era para que Jerônimo e os companheiros Pataca e Zé Carlos combinassem como seria o fim de Firmo.

Como combinado com os outros companheiros, Pataca vai até um bar para atrair Firmo e assim conseguirem finalizar o ato. Enquanto procurava pelo Capoeira, o homem encontra Florinda, filha de Marciana, e descobre que ela tinha se envolvido com vários homens, desde o dia da fuga do cortiço. Logo depois dessa breve conversa, Pataco enxerga Firmo e consegue fazer com que ele vá para o lugar determinado, usando o pretexto que Rita estava tendo um caso com um homem naquele local. Nessa mesma hora, Jerônimo e os outros colegas pegam ele de surpresa e começam a dar pauladas, jogando em seguida o corpo do homem no mar. Então o português volta para o Cortiço e vai à casa de Rita, falando que largaria tudo para fugir com ela, o que a baiana acaba aceitando.

Enquanto Rita e Jerônimo celebram o seu amor, Piedade enlouquecia de preocupação pelo sumiço do marido. No outro dia, a portuguesa decide ir atrás do seu homem, descobrindo que ele era um suspeito na morte de Firmo e que havia ido para casa de Rita. Quando teve oportunidade, Piedade confrontou Rita, iniciando uma briga com tapas e arranhões entre elas. Com isso, o Cortiço logo se dividiu em portugueses e brasileiros, fazendo com que houvesse uma confusão dupla.

Aproveitando o momento do atrito, os “cabeça de gato” decidiram vingar a morte de Firmo, seu chefe. A guerra já estava lançada entre os cabeças de gato e os carapicus, quando um imenso fogo começou no número 88. Por esse motivo os cabeças de gato abondaram a briga, pois seria algo desleal. Começava com uma rapidez, homens e mulheres tentando salvar a si mesmos e os seus objetos. Enquanto isso, a Bruxa, realizada pelo seu sonho de incendiar o Cortiço ter acontecido, acaba não conseguindo se salvar. Um tempo depois os bombeiros chegam para apagar o incêndio.

Libório, igualmente as outras pessoas, tinha o foco de tentar pegar os seus objetos. Mas o que ele não sabia, era que João Romão estava o espionando e depois acaba pegando as garrafas, enquanto o mesmo morre no chão. Durante o incêndio, Rita aproveitou e desapareceu, a filhinha de Augusta acaba morrendo pisoteada pelo povo, Bruno leva uma navalhada na coxa e muitas outras pessoas acabaram machucadas. Enquanto as pessoas pensavam no que tinha acontecido, João pensava no lucro que tinha tido com aquilo, demonstrando interesse em aumentar o cortiço.

A estalagem voltava ao normal, as lavadeiras continuavam a bater roupas, os moradores começavam a se ajeitar. Leocádia, ao saber que Bruno estava no Hospital, decidiu o visitar e eles acabaram se reconciliando. A piedade emagrecera ao extremo, virou resmungona, não era a mesma e nem mais se ouvia falar do esposo. Cada vez mais o João Romão evoluía o cortiço e a venda, e o Miranda olhava, não com inveja, mas muito interessado pela prosperidade do vizinho. O vendeiro estava elegante e deixava sempre Bertoleza de lado, a ponto de pensar em como pediria a mão de Zulmira. Enquanto isso, Jerônimo faltava em cuidar de sua filha, conhecida na estalagem como senhoria, chegando até a parar de pagar o Colégio.

O Cortiço passa por transformações, possuindo até uma placa escrito “Avenida São Romão”. Alguns “cabeça de gato” acabam virando carapicus.

Surgia na cabeça de João Romão o que fazer com Bertoleza, já que Miranda já havia aceitado o casamento dele com Zulmira e Dona Estela já estava para marcar a data. O vendeiro acaba raciocinando junto com Bortelho e decide então em entregar Bertoleza ao seu senhor e reconstituí-la legalmente à escravidão.

Com a suspeita de algo, Bertoleza passa a viver com medo. A venda e a avenida de João Romão começam a prosperar tanto, que muitos moradores por conta dos preços dos cômodos estarem subindo, vão morar no “cabeça de gatos”. Leónie aparece na estalagem para visitar junto com Pombinha, que vivia agora em companhia dela.

Com o plano combinado entre João Romão e Botelho, o senhor (filho do dono antigo da Bertoleza) vem para a tomar como escrava. Então tudo começou a ter sentido na cabeça da mulata, ela tinha sido enganada e a sua carta de alforria era uma mentira. Percebendo isso, aproveitara a faca de cozinha para escamar peixes em sua mão e em um só golpe, se rasga o ventre. Nesse momento parava à porta da rua uma carruagem. Era uma comissão de abolicionistas para entregar a João Romão o diploma de sócio benemérito.

Análise

As principais características do Naturalismo presente na obra, seriam a animalização dos personagens e, consequentemente, a ação baseada em instintos naturais, tais como os instintos sexuais e os de sobrevivência.

Em "O Cortiço" aparecem duas linhas de conduta: Uma que trata das questões sociais e outra das questões individuais e sentimentais. No caso das questões sociais, temos como maior representante o personagem João Romão, que se torna um grande comerciante passando por cima de tudo e todos. Assim, através de uma representação crua das relações sociais, que aqui são puramente movidas pelo interesse individual, têm-se uma crítica social.

Já nas questões individuais e sentimentais, temos o personagem de Jerônimo, que casa com a Rita Baiana, mas não por amor. Ele se envolve com ela porque se sente atraído sexualmente por ela.

Outro ponto que pode ser destacado é o fato e que o próprio cortiço acaba se tornando, de certa forma, uma personagem do livro devido a uma personificação do espaço. Por exemplo, em certo momento o narrador diz que “os olhos do cortiço se abrem”, em vez de dizer “as janelas do cortiço se abrem”. Essa característica tem bastante a ver com o fato de, para a corrente naturalista, o meio ter grande influência na ação das personagens.

Aluísio Azevedo

Aluísio Tancredo Gonçalves de Azevedo foi um romancista, contista, cronista, diplomata, caricaturista e jornalista brasileiro, além de desenhista e pintor. Ele nasceu em 14 de abril de 1857 em São Luís, Maranhão. Em 1871 matriculou-se no Liceu Maranhense dedicou-se ao estudo da pintura, e em 1876 ele se muda para o Rio de Janeiro, onde se formou na Academia Imperial de Belas Artes. Também trabalhou como caricaturista em alguns jornais do Rio, como A Semana Ilustrada e Zig-zag. Faleceu em 21 de janeiro de 1913, em La Plata na Argentina. Deixou dois filhos.

Aluísio Azevedo escreveu inúmeras obras, entre romances, contos, crônicas e peças teatrais, além de ter sido também desenhista e caricaturista. Ele iniciou sua carreira literária em 1878, com a publicação de seu primeiro romance Uma Lágrima De Mulher, que ainda possuía características românticas graças à época. Em 1881, Aluísio é responsável por iniciar o naturalismo no Brasil, com a obra O Mulato, se tornando o primeiro escritor a viver de literatura no país. Porém sua principal obra foi o romance O Cortiço (1890), no qual o autor desenvolveu severamente as características naturalistas.

Principais Obras