Surrealismo

O Surrealismo foi um movimento artístico e literário que surgiu na década de 1920, pertencendo às vanguardas europeias que viriam a definir o modernismo no período entre as Guerras Mundiais. Este movimento trabalhou com conceitos fora da realidade, o imaginário, a irracionalidade, a liberdade do pensamento e o uso do inconsciente humano, com a intenção de recuperar a arte que, segundo o movimento, estava sendo destruída pelo racionalismo. Tendo produzido muitas obras que aparentam não ter sentido, sendo algumas bizarras e parecendo ter saído de sonhos, os artistas surrealistas buscavam inspiração no livro "A interpretação dos Sonhos", teoria publicada em 1900 pelo pai da psicanálise, o cientista austríaco Sigmund Freud.

O Surrealismo tem suas origens no Dadaísmo, pois seu criador, o francês André Breton, pertencia ao dadaísmo, mas devido à divergências com Tristan Tzara, fundador do dadaísmo, Breton publicou o manifesto surrealista em 1924. Mesmo sendo escritor, André Breton cursou medicina e teve acesso à obra de Freud, podendo assim relacionar artes aos sonhos, e essa característica é muito bem explorada por Salvador Dalí. Podemos citar um trecho desse manifesto que é de suma importância para explicar o motivo das obras surrealistas serem tão peculiares e fugirem dos moldes estéticos de outros movimentos.

"Automatismo psíquico puro pelo qual se propõe exprimir, seja verbalmente, seja por escrito, seja de qualquer outra maneira, o funcionamento real do pensamento. Ditado do pensamento, na ausência de todo controle exercido pela razão, fora de toda preocupação estética ou moral"

Este trecho do manifesto justifica a estética das obras surrealistas. Estas, são a representação do pensamento, a tradução do inconsciente em algo visual, que possa ser descrito em palavras ou imagens.

Na imagem, é possível ver os artistas surrealistas originais. Na época desta foto, André Breton e Tristan Tzara ainda mantinham contato, então é possível ver, da esquerda para a direita, Tristan Tazara, Paul Éluard, André Breton, Hans Arp, Salvador Dali, Yves Tanguy, Max Ernst, René Crevel e Man Ray.

Artistas

Obras

Clique nas imagens para ampliar